Back
Home

 

 

 

OS PRÉMIOS DA CRÍTICA

A votação dos prémios JazzLogical 2021 fez-se este ano em duas fases, tendo a poll de críticos, jornalistas e divulgadores votado, em primeiro lugar, os portugueses.

Entretanto a votação internacional também está já concluída.

A votação do prémio para o Disco do Ano Internacional 2021 consagra o regresso ao Jazz da Blue Note, que já vimos observando nos últimos anos.
Com 45 anos de idade e uma carreira no Jazz de mais de 25, poderemos dizer que Johnathan Blake é já um veterano. O contrato com a Blue Note é disso confirmação e este disco - «Homeward Bound» - é a sua consagração. Dois outros músicos da sua geração, David Virelles e Dezron Douglas, e duas fulgurantes estrelas da Blue Note, Immanuel Wilkins e Joel Ross, completam o grupo que fez de «Homeward Bound» um disco perfeito. Em «Homeward Bound» o virtuosismo dos músicos serve um punhado de excelentes composições, sem excessos, sem novidades: apenas Jazz, o Jazz que lhe corre nas veias, o prazer do Jazz, por Johnathan Blakle.

Seguem-se-lhe um duo que reúne o velho guerreiro Archie Shepp e o irreverente e profícuo Jason Moran, num disco ostensivamente político «Let My People Go»;
E em terceiro um disco vertiginoso, igualmente notado pela crítica internacional: «Jesup Wagon» de James Brandon Lewis (músico que ganhou o prémio para o músico do ano - mas já lá vamos);
Em quarto está o disco de 2021 do último de uma geração de grandes saxofonistas, Charles Lloyd, «Tone Poems», e o nome diz tudo;
e finalmente o eterno candidato ao pódio: Vijay Iyer, num registo menos subtil do que nos habituou, mas infinitamente mais intenso: «Uneasy».

Na categoria dos Históricos, o primeiro lugar foi arrebatado pela reedição do disco de 1970, e acrescentado em 1996, das gravações para a Blue Note do trompetista Lee Morgan em Hermosa Beach: «The Complete Live at the Lighthouse», California de Julho de 1970. Em apenas um fim de semana o quinteto de Lee Morgan fez História, como o atesta esta nova edição, completa de mais de sete horas condensado em oito CDs, a partir das tapes originais. Lee Morgan, Bennie Maupin, Harold Mabern, Jymie Merritt e Mickey Roker; este último substituído num tema por Jack DeJohnette.

Numa lista de verdadeiramente históricos, em segundo lugar figura a Deluxe Edition do «Charles Mingus Mingus at Carnegie Hall» - Charles McPherson, John Handy, Hamiet Bluiet, Charles Mingus, Dannie Richmond, Don Pullen, George Adams, Rahsaan Roland Kirk e John Faddis, Atlantic, 1974; «concert plus jam session»;
seguida da gravação para a Impulse do concerto de John Coltrane - «A Love Supreme» em Seattle em 1965, com McCoy Tyner, Jimmy Garrison, Elvin Jones, Pharoah Sanders, Carlos Ward e Donald Garrett; numa sessão wilder, como referem as notas do disco.
Segue-se outro reincidente nesta categoria, o Debussi do Jazz, Bill Evans, numa reunião de suas sessões na Holanda de 1969. com Eddie Gomez e Marty Morell;
e finalmente o incontornável Art Blakey com os Messengers de 1961 - Blakey, Lee Morgan, Wayne Shorter, Bobby Timmons e Jymie Merritt -, numa gravação em Tokyo, agora recuperada pela Blue Note.

Nos prémios para o Músico do Ano, James Brandon Lewis obtém o lugar mais alto do pódio, e não por acaso. Bastariam os dois discos editados em 2021, o intenso «Jesup Wagon», premiado como um dos álbuns do ano, e o outro, Code of Being, mais contido, talvez, de formação mais clássica; que se complementam, pondo a nu a complexa personalidade musical de James Brandon Lewis.

Em segundo lugar, o reincidente Jason Moran, um monstro do piano Jazz contemporâneo, que fez, como Brandon Lewis, dois discos em 2021: o primeiro em duo com Archie Shepp («Let My People Go»), mais rude e politizado, recuperando a fórmula de Archie Shepp dos anos 70 (ao lado de Horace Parlan), e um segundo, em piano solo, «The Sound Will Tell You».
Em terceiro, Johnathan Blake, já referido pelo prémio para o disco do ano, «Homeward Bound», premiando também uma carreira de 25 anos.
Seguem-se-lhe o veterano Charles Lloyd, que apesar dos seus 84 anos de idade continua a tocar e a fazer grandes discos;
e o miúdo Immanuel Wilkins, que explodiu em 2020, e que em 2021 deixou a sua marca em diversos discos como sideman.

A votação para a Revelação do Ano foram mais dispersas, mesmo se os primeiros lugares obtiveram algum consenso. Samara Joy, a jovem cantora, que já tocou em Portugal, obteve o lugar cimeiro;

e logo de seguida Immanuel Wilkins obtém o segundo prémio desta votação.
Os restantes cinco prémios, com iguais pontuações, foram para a cantora Anaïs Reno, a harpista Brandee Younger, o compositor e saxofonista veterano Dan Blake, o jovem baterista Joe Dyson, a debutante multi-instrumentista Linda Fredriksson, e a harpista e teclista caribenha-belga-britânica Nala Sinephro.

No Acontecimento do Ano o vencedor unânime é o repetente Covid e as suas consequências;

e finalmente George Wein foi o nomeado para o prémio da Tribuna de Honra Internacional. Produtor, promotor e músico, a sua longa carreira em prol do Jazz terminou com o seu falecimento em Setembro do ano passado. Entre outras coisas, George Wein foi o fundador do Newport Jazz Festival - e a sua versão itinerante que trouxe a Portugal os primeiros Cascais Jazz - e era amigo de Luis Villas Boas que também homenageamos nestes prémios.

Sobre a votação nacional:

Ao longo dos dois últimos meses ouvimos seis dezenas de discos, constatando que, apesar da pandemia que modificou os nossos hábitos de vida e de produção e consumo de cultura, o Jazz em Portugal continua vivo e fértil.

O prémio do Disco do Ano vai para o «Two, Maybe More» do Pedro Moreira Sax Ensemble; um octeto de saxofones com composições, arranjos e direcção do veterano saxofonista Pedro Moreira, um notável trabalho de erudição, a merecer a distinção máxima.  

Segue-se-lhe de perto «A Tribo» do Coreto Porta-Jazz (composição, arranjos e direcção de João Pedro Brandão), e ainda o «Entre Paredes» de Bernardo Moreira, sobre a música de Carlos Paredes, o «Las Californias» da enérgica LUME (direcção de Marco Barroso), e ainda o belíssimo «Rememberance» de Nelson Cascais, inspirado na poesia de Emily Bronte.

O prémio para o Músico do Ano vai para o Pedro Moreira, o compositor, o músico e o pedagogo, um reconhecimento merecido.

Da mesma forma lhe seguem o líder da Associação Porta-Jazz João Pedro Brandão, o jovem Pedro Melo Alves e a inquestionável trompetista Susana Santos Silva.

O prémio para o Sideman do Ano vai de novo para o mais requisitado dos bateristas: Marcos Cavaleiro.
Segue-se-lhe um contrabaixista com lugar cativo na Orquestra Jazz de Matosinhos, mas que também acompanha Miguel Zenon e se destaca também como líder, compositor e professor, Demian Cabaud; e, logo depois, três saxofonistas: José Pedro Coelho, Tomás Marques e João Mortágua.

O prémio para o Músico Revelação vai para o jovem vibrafonista Paulo Santo, que se estreou em 2021 com um excelente disco: «Águeda».

Logo a seguir está o jovem baterista e compositor Diogo Alexandre, que já este ano (2022) editou um disco, «Pipe Tree», seguindo-se Tomás Marques, Nazaré da Silva e Miguel Rodrigues.

O Acontecimento do Ano mais votado foi a efeméride 30 anos do Guimarães Jazz, cuja exposição alegórica encerra esta semana.

Seguem-se nesta categoria o segundo ano da Pandemia Covid e os 25 anos do Seixal Jazz.

Há dois momentos na História do Jazz português: a fundação do Hot Club de Portugal e o 1.º Festival de Jazz de Cascais; e ambos tiveram como protagonista Luis Villas Boas. No ano em que se comemoraram os 50 anos do Cascais Jazz, a nossa Tribuna de Honra vai unanimemente para o pai do Jazz em Portugal: Luis Villas Boas.   

Nota: Aos elementos do júri que vêm participando nesta votação, juntaram-se este ano os ouvidos esforçados do jornalista Valdemar Cruz e do radialista João Morado.

21 de fevereiro de 2022

Votaram:
António Branco
César Machado
Cristina Marvão
Filipe Freitas
João Morado
José Carlos Santos
José Ribeiro Pinto
Leonel Santos
Mário Dias
Miguel Cunha
Paulo Barbosa
Pedro Roxo
Valdemar Cruz

(Todos os resultados podem ser consultados AQUI)


António Branco

António Branco (Beja, 1973) é engenheiro e crítico de jazz.
Escreve para a revista online jazz.pt, cuja equipa inicial integrou.
Tem colaborado com diversos órgãos de comunicação social e sítios na internet, nacionais e internacionais.
Fundou e dinamizou o Clube de Jazz do Conservatório Regional do Baixo Alentejo.
É autor das notas de capa de vários discos e de folhas de sala e programas de festivais e concertos.
Foi membro do Júri do Concurso de Escolas integrado na 10.ª Festa do Jazz do São Luiz (2012).
Tem ministrado cursos livres e proferido conferências sobre jazz.
Colaborou em projetos pedagógicos de divulgação do jazz junto das escolas.

CD Internacional
Jen Shyu & Jade Tongue Zero Grasses: Ritual for the Losses (Pi Recordings)
Ches Smith and We All Break Path of Seven Colors (Pyroclastic)
James Brandon Lewis Red Lily Quartet Jesup Wagon (TAO Forms)
Floating Points, Pharoah Sanders & The London Symphony Orchestra Promises (Luaka Bop)
Hafez Modirzadeh Facets (Pi Recordings)
Jane Ira Bloom/Mark Helias Some Kind of Tomorrow (Edição de autor)
Thumbscrew Never is Enough (Cuneiform)
Archie Shepp and Jason Moran Ley My People Go (Archieball)
James Brandon Lewis Quartet Code of Being (Intakt)
Alexander Hawkins Togetherness Music (For Sixteen Musicians) (Intakt)
 
CD Internacional «e ainda»
Sons of Kemet Black to the Future (Impulse!)
Charles Lloyd and the Marvels Tone Poem (Blue Note)
Miguel Zenón Law Years: The Music of Ornette Coleman (Miel Music)
Joe Lovano Trio Tapestry Garden of Expression (ECM)
Julian Lage Squint (Blue Note)
Mark Feldman Sound Point (Intakt)
Tim Berne/Chris Speed/Dave King/Reid Anderson Broken Shadows (Intakt)
Anthony Joseph The Rich Are Only Defeated When Running for Their Lives (Heavenly Sweetness)
Vijay Iyer/Linda May Han Oh/Tyshawn Sorey Uneasy (ECM)
Michael Formanek Imperfect Measures (Intakt)
Dominique Pifarély Quartet Nocturnes (Clean Feed)
Chris Speed Light Line (Intakt)
Chris Corsano/Bill Orcutt Made Out of Sound (Palilalia)
Danilo Gallo Dark Dry Tears A View Through a Slot (Clean Feed)
Desertion Trio Numbers Maker (Cuneiform)
Friends & Neighbors The Earth is # (Clean Feed)
Kenny Garrett Sounds from the Ancestors (Mack Avenue)
Brandee Younger Somewhere Different (Impulse!)
Terence Blanchard Absence (Blue Note)
Rodrigo Faina Change Ensemble Different Roots (Red Piano)
 
CD Internacional Reedição/ Histórico
John Coltrane "A Love Supreme: Live in Seattle" (Impulse!)
Charles Mingus "Mingus at Carnegie Hall (Deluxe Edition)" (Atlantic)
Hasaan Ibn Ali "Metaphysics: The Lost Atlantic Album" (Omnivore Recordings)
Sun Ra "Lanquidity" (Strut)
Lee Morgan "The Complete Live at the Lighthouse" (Blue Note)
 
CD Internacional Reedição/ Histórico «e ainda»
JuJu "Live at 131 Prince Street" (Strut)
Mujician "10 10 10" (Cuneiform)
Julius Hemphill "The Boyé Multi-National Crusade for Harmony" (New World Records)
Michael Gregory Jackson "Frequency Equilibrium Koan" (Golden)
The Fourth World Quartet "1975" (Cuneiform)
 

Músico do Ano Internacional

James Brandon Lewis
 

Músico do Ano Revelação Internacional

Brandee Younger
 
Acontecimento do Ano Internacional
Também no contexto internacional, o retomar do jazz ao vivo num contexto difícil...
 
CD Nacional
Pedro Melo Alves Omniae Large Ensemble "Lumina" (Clean Feed)
Pedro Moreira Sax Ensemble "Two Maybe More" (Robalo)
Rodrigo Amado This Is Our Language Quartet "Let The Free Be Men" (Trost)
André Matos "On the Shortness of Life" (Edição de autor)
Susana Santos Silva & Torbjörn Zetterberg "Tomorrow" (Carimbo Porta-Jazz)
CD Nacional «e ainda»
João Lencastre Communion "Unlimited Dreams" (Clean Feed)
Coreto "A Tribo" (Carimbo Porta-Jazz)
Sexteto Bernardo Moreira "Entre Paredes" (JACC)
Nelson Cascais "Remembrance: The Poetry of Emily Brontë" (Robalo)
Luís Figueiredo "À Deriva" (Roda Music)
Miguel Rodrigues "Empa" (Cena Jovem Jazz.pt)
João Mortágua & Luís Figueiredo "Kintsugi" (Roda Music)
Alexandre Coelho Quartet "El Gòtic" (Nischo)
L.U.M.E. "Las Californias" (Clean Feed)
Luís Lopes "Emmentes" (Shhpuma)
Ricardo Pinheiro "Dança do Pólen" (Inner Circle Music/AsUR)
Garfo "Garfo" (Clean Feed)
Nazaré da Silva Quinteto "Gingko" (Robalo)
Salvoandrea / Vicente / dos Reis / Valinho "Light Machina" (Multikulti)
Paulo Santo "Águeda" (Robalo)
Músico do Ano Nacional
Pedro Melo Alves
Prémio Sideman do Ano Nacional
Tomás Marques
Músico do Ano Revelação Nacional
Nazaré da Silva
Acontecimento do Ano Nacional
O retomar do jazz ao vivo num contexto difícil...


César Machado

Nascido em Guimarães em 1962, licenciado em direito pela Universidade de Coimbra,  advogado de profissão. Desde sempre ligado às associações de Guimarães, exerceu e exerce os mais diversos cargos em instituições de natureza muito diversificada. Preside à Direcção do Convívio, Associação Cultural e Recreativa, parceiro desde a primeira hora do Guimarães Jazz e foi co-fundador da Escola de Jazz do Convívio, em 2012. Assume as funções de programador do Festival “Guimarães, O Verão é Jazz”, desde 2016” e vem sendo responsável pelas celebrações, em Guimarães, do Dia Internacional do Jazz (IJD), a 30 de Abril.
Ligado ao jazz desde a sua juventude, frequentou as Aulas do Curso de Jazz do Hot Club de Portugal realizado em Coimbra em colaboração com a Tuna Académica da U.C. Tocou, desde cedo, em  grupos musicais da mais variada natureza, integrou o Coro Misto da Universidade de Coimbra e o Coro do Convívio durante cerca de dez anos. Fundou e integrou o Grupo Cantarte, de música popular portuguesa sendo também co-fundador da Bandstand Blues Band, grupo dedicado ao blues e rythmn’n’blues onde toca baixo eléctrico e harmónica.
Vem colaborando  assiduamente em vários órgãos da Imprensa Escrita, designadamente em “O Povo de Guimarães”,  “Notícias de Guimarães” e “Mais Guimarães”, tendo colaborado, igualmente, com o Hot News, publicação do Hot Club de Portugal
Em 2014  coordenou e organizou o livro “Guimarães, Daqui Houve Resistência”, com recolha de memórias de democratas mas lutas contra a ditadura em Portrugal.

CD Internacional
Charles Lloyd & The Marvels – Tone Poem
Abdullah Ibrahim- Solotune
Andrew Cyrille Quartet – News
Archie Shepp & Jason Moran –Let My People Go
The Cookers- Look Out
Johnatan Blake –Homeward Bound
Pat Metheny- Side-Eye
Jason Moran- The Sound Will Tell You
Joe Lovano & Dave Douglas- Sound Prints
James Brandon Lewis Quartet – Code of Being
 
CD Internacional «e ainda»
Ron Carter, Dave Douglas, J. Dejohnette –Skilyne
Vijay Iyer Trio- Uneasy
Terence Blanchard- Absence
Kenny Garret – Sounds from the Ancestors
Orrin Evans – Thw Magic of Now
Benito Gonzales – Sing to the world
Christian McBride  The Q Sessions
Miguel Zenon – Law Years
Julian Lage – Squint
Ohad Talmor – Mise en Peace
 
CD Internacional Reedição/ Histórico
Bill Evans – Everybody Still Digs Bil Evans. A Career Retrospective
Art Blakey & Jazz Messengers – First Flight to Tokyo
Freddie Hubbard & Donald Byrd – Milestones of Legends
Charles Mingus at Carnegie Hall
Wes Montgomery – The NDR Hamburg Studio Recordings
 
Músico do Ano Internacional
Charlles Lloyd
Abddulah Ibrahim
Andrew Cyrille
Jason Moran
 
CD Nacional
João Paulo Esteves da Silva
Pedro Moreira
Nelson Cascais
Miguel Ângelo
Desidério Lázaro
Prémio Sideman do Ano Nacional
João Mortágua
Demian Cabaud
Marcos Cavaleiro
Músico do Ano Revelação Nacional
Pedro Melo Alves
 
Acontecimento do Ano Nacional
30 anos no activo do Guimarães Jazz
25 anos no activo do Seixal Jazz
50 anos do Cascais Jazz (invocação)
Qualidade dos jovens músicos formados nas nossas escolas de jazz


Cristina Marvão

Cristina Marvão, Directora executiva do Eixo do Jazz
Nascida em 1966, no Porto é designer de profissão e colabora com projectos culturais diversos.
Adora o Jazz no seu todo, a música e o "way of life".
Em 2017, funda o Eixo do Jazz, associação cujo objectivo é ampliar públicos e apoiar os músicos nas áreas da profissão, complementares à música.
Para o Eixo do Jazz tem feito em regime de voluntariado, o plano de actividades, a imagem, e a produção de workshops, concertos, residências.
Faz a programação do “Jazz na Caixa” juntamente com Tiago Machado.
A produção das residências artísticas “Jazz na Aldeia”, na primeira edição com Abe Rábade e a segunda com Mários Laginha, são, para si, os momentos altos do ano!
Faz parte do MUMI, primeira feira de música Galega e Portuguesa.
Desde 2014, que se dedica à realização de documentários. O primeiro, “Uma História de Jazz”, a História do Guimarães Jazz, já conta com dois capítulos editados. Está a trabalhar em mais três documentários, dois deles relacionados com música.
Fez parte, como voluntária, da organização da Contextile, Bienal de Arte Têxtil Contemporânea em 2012 e 2104.
Na Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012, foi gestora de um projecto com o British Council, em que também foi mentora dos vencedores do concurso de designer de moda.
Fez a produção e curadoria da Agenda da Moda 2012 Guimarães CEC, que contou 12 exposições colaborativas de designers e artistas.

CD Nacional
L.U.M.E.,  Las Californias
Nelson Cascais,  Rememberance 2
Beatriz Nunes / Paula Sousa / André Rosinha, À Espera do Futuro
Abe Rábade Trio, Sorte
WIZ, WIZ
 
CD Nacional «e ainda»
Bernardo Moreira Sexteto - Entre Paredes
Afonso Pais O que já Importa
Coreto A Tribo
Demian Cabaud Otro Cielo
Paulo Santo  Águeda
Pedro Moreira Sax Ensemble Two Maybe More
Desidério Lázaro/Luís Candeias Unknown road
Eric Ineke Turn ou the stars
Músico do Ano Nacional
João Pedro Brandão
Beatriz Nunes
Paula Sousa
Demian Cabaud
Pedro Moreira
Prémio Sideman do Ano Nacional
José Pedro Coelho
André Rosinha
Marcos Cavaleiro
Músico do Ano Revelação Nacional
Miguel Meirinhos
Daniel Sousa


Filipe Freitas

Natural do Funchal, Filipe Freitas é um critico de jazz e de cinema que se encontra a viver em Nova Iorque desde 2012.
É co-fundador do JazzTrail.net e fundador do Always Good Movies.
Tem trabalho publicado na Sandy Brown Jazz UK, London Jazz News, Jazz.pt, Film Threat, e Film Festival Today.

CD Internacional
James Brandon Lewis Jesup Wagon
Fire! Defeat
Archie Sheep / Jason Moran Let My People Go
Kenny Garrett Sounds From the Ancestors
Johnathan Blake Homeward Bound
Charles Lloyd and the Marvels Tone Poem
Ingebrigt Haker Flaken Exit Knarr
Matt Mitchell / Kate Gentile Snark Horse
Alexander Hawkins Togetherness Music
William Parker Mayan Space Station
CD Internacional «e ainda»
Adam O’Farrill  Visions of Your Other
Hedvig Mollestad Tempest Revisited
Wadada Leo Smith / DR Ewart / Mike Reed Sunbeans of Shimmering Light
Ohad Talmor Trio Mise En Place
Vijay Iyer Uneasy
Makaya McCraven Deciphering the Message
Anna Webber Idiom
East Axis Cool With That
Sylvie Courvoisier / Mary Halvorson Searching For the Disappeared Hour
James Brandon Lewis Quartet Code of Being
 
CD Internacional Reedição/ Histórico
John Coltrane A Love Supreme live in Seattle
Hamiet Bluiett Bearer Of The Holy Flame
Lee Morgan The Complete Live at the Lighthouse
Art Blakey Jazz Messengers First Flight to Tokyo
Charles Mingus Mingus at Carnegie Hall
 
Músico do Ano Internacional
James Brandon Lewis
Wadada Leo Smith
William Parker
Matt Mitchell
Ingebrigt Haker Flaten
 
Músico do Ano Revelação Internacional
Linda Fredriksson
Dan McCarthy
Gregg Belisle-Chi
David Leon
 
CD Nacional
Joao Lencastre Communion - Unlimited Dreams
Susana Santos Silva - Tomorrow
Rodrigo Amado Northern Liberties   - We Are Electric
Alexandre Coelho Quartet - El Gotic
Coreto - A Tribo
CD Nacional «e ainda»
Pedro Melo Alves - Lumina
Andre Carvalho Lost in Translation
Luis Vicente Trio Chanting in the Name of
Andre Matos On The Shortness Of Life
Rodrigo Amado Motion Trio The Field
Músico do Ano Nacional
Susana Santos Silva
Rodrigo Amado
Joao Lencastre
Luis Vicente
Pedro Melo Alves


João Morado

João Morado (Coimbra, 1992) é autor do Beats for Peeps, blog e programa de rádio semanal dedicado ao jazz e à música improvisada, actualmente emitido pela Rádio RADAR. Tem colaborado na elaboração de entrevistas, artigos e críticas em diversas publicações de música.
A nível profissional, é actualmente investigador no Reino Unido, onde fez doutoramento em Teoria e Modelação em Ciências Químicas pela Universidade de Southampton.
É mestre em Química Teórica e Computacional pela Universidade de Oxford e mestre em Química Teórica e Modelação Computacional por um consórcio de várias universidades europeias, das quais se podem destacar a Universidad Autonoma de Madrid e a Université Toulouse III – Paul Sabatier, nas quais pertenceu a projectos de investigação; obteve também a licenciatura em Bioquímica pela Universidade do Porto.

CD Internacional
James Brandon Lewis / Red Lily Quintet Jesup Wagon
Alexander Hawkins Togetherness Music
Ohad Talmor Trio Mise en Place
Kenny Garrett Sounds From The Ancestors
Floating Points, Pharaoh Sanders, London Symphony Orchestra Promises
Joe Dyson Look Within
Archie Shepp & Jason Moran Let My People Go
Nala Sinephro Space 1.8
Carlos Niño & Friends More Energy Fields, Current
Hafez Modirzadeh Facets
 
CD Internacional Reedição/ Histórico
Sun Ra Lanquidity
Keith Jarrett Sun Bear Concerts
Tubby Hayes Quartet The Complete Hopbine '69
John Coltrane A Love Supreme Live in Seattle
Alice Coltrane Kirtan: Turyan Sings
 
Músico do Ano Internacional
James Brandon Lewis
 
Músico do Ano Revelação Internacional
Nala Sinephro
 
CD Nacional
João Lencastre's Communion - Unlimited Dreams
Coreto - A Tribo
Pedro Melo Alves’ Omniae Large Ensemble - Lumina
Sara Serpa - Intimate Strangers
José Lencastre Nau Quartet, Pedro Carneiro - Thoughts are Things
CD Nacional «e ainda»
Demian Cabaud - Otro Cielo
Javier Subatin Mountains
Paulo Santo Águeda
Rodrigo Pinheiro, Pedro Carneiro Kinetic Études
Marta Warelis, Carlos "Zíngaro", Helena Espvall, Marcelo dos Reis Turquoise Dream
Bernardo Moreira Sexteto Entre Paredes
João Mortágua, Luís Figueiredo Kintsugi
Luís Vicente Trio Chanting In The Name Of
André Matos On The Shortness of Live Vol. I to IV
André Carvalho Lost in Translation
Fred Longberg-Holm, Abdul Moimême & Carlos Santos Transition Zone
Rodrigo Amado This Is Our Language Quartet: Let The Free Be Men
Beatriz Nunes, Paula Sousa, André Rosinha À Espera do Futuro
Alexandre Coelho Quartet El Gòtic
GALMADRUA DAR AZO
The Rite of Trio Free Development of Delirium
Músico do Ano Nacional
Pedro Melo Alves
João Pedro Brandão
Sara Serpa
José Lencastre
João Mortágua
Prémio Sideman do Ano Nacional
Marcos Cavaleiro
Demian Cabaud
José Pedro Coelho
Pedro Carneiro
Marcelo dos Reis
Músico do Ano Revelação Nacional
Paulo Santo
Nazaré Silva
Cíntia
Tomás Marques
Garfo


José Carlos Santos

Nasceu em Viana do Castelo no mês de Abril, dia 25, de 1960.
Os estudos preparatórios e secundários realizou-os na sua cidade natal, tendo posteriormente cursado Filosofia na Universidade de Letras da cidade do Porto.
Em Viana do Castelo foi um dos sócios fundadores do Cine Clube local e organizou inúmeros concertos de jazz, paixão que desde a juventude o vem atormentando.
Residente em Braga desde 1989, aderiu nesse ano, sem condições, ao projecto da Rádio Universitária do Minho que desde 1989, semanalmente, projecta às quintas das 22h à meia-noite via ondas hertzianas, as sessões “Sójazz.
Organiza ainda sessões da História do Jazz nas escolas do Minho e em instituições de carácter público e privado. Desde 2010 que é o director artístico do projeto Rum com Jazz. Lecciona desde o ano 2000 na Escola Secundária Sá de Miranda.
Foi diretor artístico do festival Bragajazz entre 1999 e 2009.

CD Internacional
Vijay Iyer  Uneasy
Charles Lloyd & the Marvels  Tone Poem 
Johnathan Blake  Homeward Bound
Pat Metheny Side  Eye NYC 
Miguel Zenon and Luis Perdomo El Arte del Bolero
Archie Shepp and Jason Moran Let My People Go
Andrew Cyrille Quartet  The News 
Christian Mcbride Live at village Vanguard This Bitter Earth 
Fred Hersch  breath by breath
Trondheim Jazz orc. Plastic Wave
CD Internacional «e ainda»
Jihye Lee Orchestra  Daring Mind
Jason Moran The Sound Will Tell You 
Dave Holland  Another Land 
 Kenny Garrett  Sounds from the Ancestors
Django Bates Tenacity
Eyevin Nonet Umeatthed
Kathrine Windelf Orca
Jim Snidero Live at Deer Head Inn
Gui Duvignau Baden
James Brandon Lewis Cope of being
Stephanie Niles the white flag
Veronica Swift  This Bitter Earth 
Miguel Zenon The Law years
Helen Sung Quartet +
Unscientific italians The music of Bill Frisell
Harold Mabern Mabern plays Coltrane
CD Internacional Reedição/ Histórico  
Lee Morgan the complete live at Lighthouse 
Roy Hargrove /Mulgrew Miller  In Harmony
John Coltrane Blue World
Art Blackey in Japan
Thelonious Monk Palo alto
CD Internacional Reedição/ Histórico «e ainda»
Bill Evans  Live at Ronnie Scott
Keith Jarrett  Sun Bear concerts
Charles Mingus  Bremen
Roy Brooks Understending
Músico do Ano Internacional
Chick Corea
Christian Mcbride
Vijay Iyver
Julian Lage
Emile Parisien
Músico do Ano Internacional «e ainda»
Immanuel Wilkins
Melissa Aldana
Julian lage
Marta Sanchez
Samara Joy
CD Nacional
Coreto - A Tribo 
Demian Cabaud - Otro Cielo 
Miguel Angelo - Dança dos Desastrados
Bernardo Moreira Sexteto - Entre Paredes 
André Matos – Casa
CD Nacional «e ainda»
Eurico Costa Trio - COPAL 
Nelson Cascais Rememberance 2021
André Carvalho - Lost in Translation
OJM & João Paulo Esteves da Silva - Bela Senão Sem 2011 
Paulo Santo Agueda 
Ricardo Pinheiro Ineke Cavalli - Turn out the Stars - the Music of Bill Evans
Diogo Alexandre Bock Ensemble  Pipe Tree
Músico do Ano Nacional
André Matos
João Mortágua
André Carvalho
Miguel Ângelo
Ricardo Toscano
Prémio Sideman do Ano Nacional
Miguel Meirinhos
José Pedro Coelho
Marcos Cavaleiro
Gonçalo Marques
João Fragoso
Músico do Ano Revelação Nacional
Diogo Alexandre
Tomás Marques
João Fragoso
Paulo Santo
José Diogo Martins


José Ribeiro Pinto

Nasceu na Horta, 10.11.1948
Engenheiro Civil – aposentado
Realiza e apresenta o programa “OS SABORES DO JAZZ” na Antena 1 – Açores, ininterruptamente, desde 3 de Fevereiro de 1992.
Faz parte da Direcção da Associação Cultural Angrajazz desde a sua fundação (1999), que realiza o Festival Internacional de Jazz de Angra do Heroísmo - ANGRAJAZZ.

CD Internacional
Vijay Iyer, Linda May Han Oh, Tyshawn Sorey Uneasy
Archie Shepp Let My People Go 
Charles Lloyd & The Marvels  Tone Poem
Joe Lovano Garden of Expression 
Johnathan Blake Homeward Bound
Noah Haidu Slowly
Joe Lovano & Dave Douglas Sound Prints Other Worlds
Kevin Hays All Things Are
Orrin Evans The Magic of Now
Tyshawn Sorey Trio Live at The Village Vanguard, New York City, USA, February 5 & 6
CD Internacional «e ainda»  
Tom Rainey Obbligato - Untucked In Hannover 2021
John Zorn featuring Bill Frisell, Julian Lage, Gyan Riley - Teresa de Ávila (2021)
Brian Charette - Power from the Air (2021)
Chris Potter - Sunrise Reprise (2021)
Christian McBride & Inside Straight - Live at the Village Vanguard   2021
Cowboys & Frenchmen - Our Highway (Outside in Music) (2021)
Dave Holland - Another Land (2021)
Dave Liebman - Selflessness (2021
David Sanford Big Band - A Prayer for Lester Bowie (2021)
Fergus McCreadie - Cairn (2021)
Gonzalo Rubalcaba, Ron Carter, Jack DeJohnette - Skyline (2021)
Greg Abate - Magic Dance; The Music of Kenny Barron (2021)
Ian Charleton Big Band - A Fresh Perspective (2021
Joe Dyson - Look Within (2021)
John Patitucci, Bill Cunliffe, Vinnie Colaiuta - TRIO (2021)
John Zorn - Gnosis; The Inner Light (2021)
Jorge Rossy - This Time the Dream's on Us (2021)
Julian Siegel Jazz Orchestra - Tales from the Jacquard (Live) (2021)
Kurt Elling - SuperBlue (2021)
Pat Metheny - Side-Eye NYC (V1.IV)   2021
Pete Rodriguez – Obstacles (2021) - (USA_Porto Rico)
Steven Feifke - Kinetic (2021)
Umlaut Big Band - Mary's Ideas (2021)
 
CD Internacional Reedição/ Histórico
Charles_Mingus Mingus_At_Carnegie_Hall
Bill Evans Behind the Dikes; The 1969 Netherlands Recordings
Bill Evans Quintessence + At Shelly’s Manne-Hole
John Coltrane A Love Supreme; Live in Seattle
Lee Morgan The Complete Live at the Lighthouse, Hermosa Beach California
CD Internacional Reedição/ Histórico «e ainda»
Pat Metheny - Down In Texas (Live Houston '81) (2021)
Roy Hargrove & Mulgrew Miller - In Harmony   Disc 1, Disc 2   2021
Stephane Grappelli And Mccoy Tyner - Live At Warsaw Jazz Jamboree 1991 (2021)
Don Cherry, Edward Blackwell, Carlos Ward, Nana Vasconcelos, Mark Helias - NU Live in Glasgow (2021)
Benny Goodman - The Benny Goodman Small Bands Collection 1935-45 (2021)
Bill Evans Trio - On A Friday Evening (2021)
Freddie Hubbard  Donald Byrd - Milestones of Legends Jazz Trumpets, Vol. 10 (2021)
Joe Henderson - The Complete Blue Note Studio Sessions (2021)
Ron Carter - Golden Striker (Deluxe Edition) (2021)
 
Músico do Ano Internacional
Joe Lovano
Bill Frisell
John Zorn
Vijay Iyer
Immanuel Wilkins
 
Músico do Ano Internacional «e ainda»
Archie Shepp
Charles Lloyd
Jason Moran
 
Músico do Ano Revelação Internacional
Samara Joy
Immanuel Wilkins
Noah Haidu
 
Acontecimento do Ano Internacional
Covid 19
 
CD Nacional
Coreto Porta-Jazz - Tribo
Nelson Cascais - Remembrance
Pedro Moreira Sax Ensemble - Two Maybe More
Alexandre Coelho Quartet - El Gòtic
Miguel Ângelo Quarteto - Dança dos Desastrados
CD Nacional «e ainda»
Ricardo Pinheiro, Ineke, Cavalli - Turn out the Stars - the Music of Bill Evans
Paulo Santo Águeda
Bernardo Moreira Sexteto  Entre Paredes
Abe Rabade Trio Sorte 
Desidério Lázaro ft. Daniel Bernardes Stillness in Time
Músico do Ano Nacional
João Pedro Coelho
Pedro Moreira
Nelson Cascais
Bernardo Moreira
Miguel Ângelo
Músico do Ano Nacional «e ainda»
Desidério Lázaro
Daniel Bernardes
Pedro Neves
Hugo Raro
João Barradas
Prémio Sideman do Ano Nacional
Marcos Cavaleiro
João Lopes Pereira
João Mortágua
Oscar Marcelino da Graça
Tomás Marques
Prémio Sideman do Ano Nacional «e ainda»
José Pedro Coelho
Rui Teixeira
Joel Silva
Luis Cunha
Mateja Dolsak 
Músico do Ano Revelação Nacional
Paulo Santo
Miguel Rodrigues


Leonel Santos

Licenciatura e mestrado em Antropologia Social (ISCTE)
Formação musical: solfejo na Academia de Amadores de Música (Prof. Maria João Artiaga) e bateria (elementar - Prof. Vasco Gomes) (pouco aprendeu e já esqueceu quase tudo).
Rádio : autor e locutor de «Jazzírico» e «Impróprio para Consumo» nas efémeras rádios «piratas» Rádio Imprevisto e Rádio Saturno, entre 1987 e 1989 e convidado residente de Zona Groovy, de Mário Dias (TSF) entre 2012 e 2019..
Imprensa escrita: Depois de um primeiro texto sobre Jazz em 1973 para uma publicação juvenil, escreveu textos dispersos ao longo de 15 anos.
Entre 1990 e 1996 fez crítica, entrevistas e divulgação de Jazz no Diário de Notícias e nos anos seguintes no Independente, Audio, O Papel do Jazz (de José Duarte), Revista de Música, All Jazz, jazz.pt e outros.
Actualmente assina crítica de discos no Jornal de Letras.
Co-fundou (com Pedro Costa), foi director de redacção e editor e fez crítica, entrevistas e praticamente de tudo na All Jazz, a primeira revista de Jazz nacional, entre 2002 e 2004.
Na Internet: é o responsável pelo site JazzLogical e pela newsletter Agenda Jazz, desde 2005.
Co-fundador e co-editor (com Paulo Barbosa e Rui Duarte) do site Jazz 6/4.
Fez promoção discográfica: para a editora/ distribuidora discográfica Dargil (distribuidora da ECM, ENJA, Prestige e outras etiquetas em Portugal) ao longo dos anos 90.
Júris: Membro de vários júris de concursos de músicos e bandas nacionais, entre os quais (por vários anos) o júri da Festa do Jazz do São Luiz.
Organiza a votação da crítica nacional dos melhores músicos e CDs editados, na All Jazz e em JazzLogical.
Conferências: Conferências, alocuções e mesas redondas sobre Jazz: «O Jazz do fim do século? (20)», «O Jazz e a música clássica», «O Jazz - música em conflito», «Jazz e Rock, guitarras e baterias», «As mulheres e o Jazz» e outras.
Ensaios, recensões críticas de livros, entrevistas (entre Dave Holland e Carla Bley a Pedro Abrunhosa), etc.
Curador da exposição «O Jazz na Banda Desenhada», Hot Club, 2021-2022.
Entre outros ainda: crítica e ensaio sobre cinema, BD e literatura e membro do júri do Festival de BD da Amadora em 2017, 2018 e 2021.

CD Internacional

Johnatan Blake – Homeward Bound
James Brandon Lewis Red Lily Quartet - Jesup Wagon
Archie Sheep & J. Moran - Ley My People Go
Dan Blake - Da Fé
Ben Goldberg - Everything Happens to Be
Wadada Leo Smith, Jack DeJohnette, Vijay Iyer - A Love Sonnet for Billie Holiday
Ohad Talmor Trio - Mise en Place
Orrin Evans - The Magic of Now
David Sanford Big Band - A Prayer for Lester Bowie
Vijay Iyer - Uneasy
 
CD Internacional «e ainda»
Andrew Cyrille Quartet - The News 
Adam O'Farrill - Visions of Your Other
Anna Webber - Idiom
Benito González - Sing to the World
Cowboys and Frenchmen - Our Highway
Cristina Mazza - Celebrating the Music of Mal Waldron
Damon Locks - NOW
Frank Kimbrough - Ancestors
George Cables - Too Close for Comfort
George Colligan Theoretical Planets - Long Term Goals
Harold Mabern - Mabern Plays Coltrane
James Brandon Lewis Quartet - Code of Being
Jason Moran - The Sound Will Tell You
Jeff Lederer - Eightfold Path
Jen Shyu & Jade Tongue - Zero Grasses: Ritual for the Losses
Joe Dyson - Look Within
Kevin Hays - All Things Are
Makaya McCraven - Deciphering The Message
María Grand - Reciprocity
Martial Solal - Coming Yesterday Live at Salle Gaveau 2019
Miguel Zenón / Luis Perdomo - El Arte del Bolero
Noah Haidu - Slowly
Pasquale Grasso - Pasquale Plays Duke
Sons of Kemet - Black to the Future
Steve Coleman - Live at the Village Vanguard Volume II
The Claudia Quintet - Evidence-based
Tom Rainey - Untucked In Hannover
Tyshawn Sorey Trio Live at The Village Vanguard, New York City, USA, February 5 & 6
Umlaut Big Band - Mary's Ideas
William Parker - Mayan Space Station
 
CD Internacional Reedição/ Histórico
Lee Morgan – The Complete Live at the Lighthouse, Hermosa Beach California
Charles Mingus - Mingus At Carnegie Hall (Deluxe Edition)
Art Blakey & The Jazz Messengers - First Flight To Tokyo - The Lost  1961 Recordings 
Bill Evans - Behind the Dikes; The 1969 Netherlands Recordings
Jimmy Scott - Live at Rip's Playhouse, New Orleans 1951
 
CD Internacional Reedição/ Histórico «e ainda»
Hal Galper 1977 - Live at the Berlin Philharmonic, 1977
John Coltrane - A Love Supreme; Live in Seattle
John Taylor - Angel Of The Presence (Deluxe Edition) (2005-2021)
Nina Simone – The Montreux Years
Ron Carter - Golden Striker (Deluxe Edition)
Roy Hargrove & Mulgrew Miller - In Harmony   Disc 1, Disc 2 
Sun Ra - Lanquidity [Definitive Edition]
Wes Montgomery – The NDR Hamburg Studio Recordings
 
Músico do Ano Internacional
James Brandon Lewis
Johnathan Blake
Jason Moran 
Immanuel Wilkins
Archie Shepp
 
Músico do Ano Internacional «e ainda»
Adam O'Farrill
Andrew Cyrille
Dan Blake
Shabaka Hutchings 
Vijay Iyer
Wadada Leo Smith
 
Músico do Ano Revelação Internacional
Dan Blake
Cristina Mazza
Shabaka Hutchings 
Makaya McCraven
Nicole McCabe 
 
Músico do Ano Revelação Internacional «e ainda»
Anna Weber
Immanuel Wilkins
James Brandon Lewis
Jeff Lederer - Eightfold Path (2021)
Johnathan Blake
Maria Grand
Pasquale Grasso
Samara Joy
Savannah Harris
 
Acontecimento do Ano Internacional
Covid-19 - 2º ano!
 
CD Nacional
Pedro Moreira Sax Ensemble - Two Maybe More
Coreto - A Tribo
Nelson Cascais - Rememberance
Demian Cabaud - Otro Cielo
Alexandre Coelho Quartet - El Gòtic
CD Nacional «e ainda»
Abe Rabade - Sorte
Alexandre Coelho Quartet - El Gòtic
André Matos - Estelar
Bernardo Moreira Sexteto - Entre Paredes

Eurico Costa Trio - COPAL

Garfo - Garfo
L.U.M.E - Las Californias
Miguel Angelo Quarteto - Dança dos Desastrados
Miguel Rodrigues - Empa
OJM & João Paulo Esteves da Silva - Bela Senão Sem 2011
Paulo Santo Agueda
Ricardo Pinheiro Ineke Cavalli - Turn out the Stars - the Music of Bill Evans
Susana Santos Silva Tomorrow
Vessel Trio - Responde Tu
WIZ - WIZ
Músico do Ano Nacional
Joáo Pedro Brandão
Pedro Moreira
Nelson Cascais
Demian Cabaud
Susana Santos Silva
Prémio Sideman do Ano Nacional
Marcos Cavaleiro
Demian Cabaud
Francisco Brito
Diogo Alexandre
Ricardo Toscano
Prémio Sideman do Ano Nacional «e ainda»
Mário Delgado
José Soares
Diogo Alexandre
Mário Costa
Oscar Graça
Músico do Ano Revelação Nacional
Diogo Alexandre
Francisco Brito
Tomás Marques
Paulo Santo
Hugo Lobo
Músico do Ano Nacional Revelação «e ainda»
Eduardo Cardinho 
José Soares
Hugo Raro
Hugo Caldeira
Pedro Vasconcelos 
Acontecimento do Ano Nacional
Covid
30 anos Guimarães Jazz
25 Anos Seixal Jazz
50 anos Cascais Jazz


Mário Dias

Colaborou nos suplementos jovens dos extintos vespertinos República e Diário de Lisboa.
O contacto ‘profissional’ com a música, aconteceu pela primeira vez na editora Phonogram (hoje Universal)… a “encapar” discos.
Por um acaso, começou a ser DJ no Bar Europa, no Cais do Sodré, onde fazia as folgas do ‘disc-jockey’ residente, passando depois, em 1975 para o Jamaica, onde se manteve até 1987.
Como DJ, integrou a Delegação Portuguesa ao Festival da Juventude e dos Estudantes em Moscovo e foi convidado para o dia de Lisboa em Madrid.
Durante estes anos, trabalhou ainda (e ao mesmo tempo) na Promoção das editoras Rossil e Edisom.
Do lado dos Jornais, fez parte da Redacção do Rockweek e do Musicalíssimo, foi colaborador permanente da Revista Contraste (dirigida por Miguel Portas), do Diário de Notícias (durante um período) e do Europeu (enquanto existiu). Assinou ainda textos (esporádicos) na Revista Música & Som e no Jornal Se7e.
Foi responsável de sector da Rádio Paz (na Festa do Avante) de 1982 a 1988.
Em 1986, foi convidado por Ruben de Carvalho para integrar a Telefonia de Lisboa, rádio local onde esteve até 1988 (altura em que encerrou por não ter obtido alvará quando do Processo de Legalização), tendo feito parte da Direcção Colegial constituída  por Ruben de Carvalho, Manuel Jorge Veloso, João Paulo Guerra e João Alferes Gonçalves.
Em 1989, passou a integrar os quadros da TSF como Animador (já após a legalização) onde se manteve como efectivo até Agosto de 2018, tendo sido Coordenador do Sector da Animação entre 2002 e 2018.
Na TSF, teve alguns programas de autor ao longo destes anos (“Discorrendo” e “Músicas do Acaso”, p.e), assinando actualmente a Zona Global e a Zona Groovy, agora como colaborador externo.

CD Internacional
Chick Corea Akoustic Band Live
Brad Mehldau Trio Jazz in Marciac 2021
Pat Metheny Side-Eye NYC
Arturo O’Farrill …dreaming in lions… 
Dave Holland Another Land
Christian McBride & Inside S.  Live at the Village Vanguard
Kenny Garrett Sounds from the Ancestors
Bill Charlap Trio Street of Dreams
Julian Lage Squint
Kurt Elling  SuperBlue
 
CD Internacional «e ainda»
Miguel Zenon Law Years
Ches Smith & We All Break Path Of Seven Colours
Enrico Rava Special Edition
Anais Reno & Emmet Cohen Lovesome Thing
Gretchen Parlato Flor
Sons of Kemet Black to the Future
Jazzmeia Horn and Her N. F.  Dear Love
 
CD Internacional Reedição/ Histórico
Oscar Peterson A Time for Love 
Art Blakey & The Jazz Messengers First Flight to Tokyo
Miles Davis The Lost Concert
John Coltrane Another Side of John Coltrane
Stan Getz & Astrud Gilberto The Lost Recordings
 
CD Internacional Reedição/ Histórico «e ainda»
Miles Davis Merci Miles! Live at Vienne
Charles Mingus  On Impulse Charles Mingus
John Coltrane A Love Supreme Live in Seattle
Tony Bennett & Count Basie Swingin’ Together
 
Músico do Ano Revelação Internacional
Anais Reno
 
CD Nacional
Bernardo Moreira 6teto - Entre Paredes
Indra Trio - Shiva
Paulo Santo 5teto - Águeda
Pinheiro - Ineke - Cavalli - Turn Out The Stars
André Carvalho - Lost In Translation


Miguel Cunha

Nasceu em Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, em 1961.
Licenciou-se em Arquitetura na U.C. Berkeley em 1983.  Em 1985, depois de dois anos a trabalhar em Lisboa, regressou a Angra do Heroísmo e estabeleceu-se como profissional liberal. Em 1992 criou a empresa MMC Arquitectura e Design sendo, desde então, o seu arquitecto principal e coordenador geral de projectos.
Durante o período de estudante universitário nos EUA (1978 a 1983) faz a sua primeira aproximação ao jazz.
De 1986 a 1990 fez parte da Comissão dos Assuntos Culturais da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo. É nesta altura que ajuda a por de pé a primeira audição pública de jazz em Angra do Heroísmo – Jazz no Jardim – que teve lugar no Jardim Público em 11 de Julho de 1986, com temas reproduzidos em gravadores de bobines!
Ainda no âmbito desta Comissão esteve ligado à organização de vários concertos de jazz com grupos nacionais e internacionais, de que se destacam os concertos dos The Fringe (de George Garzone), Maria João e Aki Takase, Quarteto de Carlos Martins, Moreiras Jazztet, Mário Laginha e Pedro Burmester, Sexteto de Jazz de Lisboa e Sexteto de António Pinho Vargas.
Em 1993, fez parte da comissão organizadora do Festival “Jazz Sons de uma Longa História” que teve lugar na Praia da Vitória, em que participou a grande cantora Betty Carter.
É sócio fundador das associações culturais Oficina d’Angra e Angrajazz. É sócio do Instituto Açoriano de Cultura e sócio efetivo do Instituto Histórico da Ilha Terceira.
É codirector do Festival Angrajazz desde a sua primeira edição (1999).  
É autor da capa do CD “Orquestra Angrajazz com Paula Oliveira”, de inúmeros cartazes de festivais e concertos de jazz, e de todo o material promocional do Festival Angrajazz.

CD Internacional
Johnathan Blake Homeward Bound
A. Sheep & J. Moran Let My People Go
C. Lloyd  & The Marvels Tone Poem
Dave Holland Another Land
M. Zenón Law Years
Jason Moran The Soun Will Tell You
Joe Dyson  Look Within
Emmet Cohen Future Stride
Bill Charlap Trio Street of Dreams
Pasquale Grasso Pasquale Plays Duke
 
CD Internacional «e ainda»
Kevin Hays All Things Are
Makaya McCraven Deciphering the Message
Belmondo Quintet Brotherhood
Benito Gonzalez Sing to the World
Michel Portal MP85
Gary Bartz, ASM, AY JID006
Sam Newbould 5tet Bogus Notus
Harold Mabern Mabern Plays Coltrane
Vijay Iyer, Linda May… Uneasy
Noah Haidu Slowly
 
CD Internacional Reedição/ Histórico
Bill Evans  Behind the Dike - The 1969 N.
John Coltrane A love Supreie Live in Seattle
R. Hargrove & M. Miller  In Harmony
Joe Henderson The Com. Blue Note Sessions
Charles Ventura Adventures with Charlie
 
Músico do Ano Internacional
Jason Moran 
Archie Sheep
Clarles Lloyd
Johnathan Blake
Miguel Zenón
 
Músico do Ano Internacional «e ainda»
Dave Holland
 
Músico do Ano Revelação Internacional
Joe Dyson
Sam Newbould
Samara Joy
Steven Feifke
Veronica Swift
 
Músico do Ano Revelação Internacional «e ainda»
Helen Sung
Marques Carroll
Jihye Lee
 
Acontecimento do Ano Internacional
A continuação da pandemia e as limitações que esta tem provocado na livre circulação dos músicos e na  realização de concertos.
 
CD Nacional
Pedro Moreira Sax Ensemble - Two Maybe More
OJM & João P. Esteves da Silva - Bela Senão Sem
Miguel Ângelo Quarteto - Dança dos Desastrados
Desid. Lázaro ft. D. Bernardes - Stilness in Time
Hugo Raro - Sombras de Imperfeição
CD Nacional «e ainda»
Abe Rabade Trio - Sorte
Paulo Santos Quinteto Águeda
Puzzle 3 D
Vasco Pimentel Walkabout
João Lencastre's Communion Unlimited Dreams
Músico do Ano Nacional
Pedro Moreira
João Paulo Esteves da Silva
Miguel Ângelo
Desidério Lázaro
Daniel Bernardes
Músico do Ano Nacional «e ainda»
Hugo Raro
Prémio Sideman do Ano Nacional
Ricardo Toscano
Marcos Cavaleiro
Rui Teixeira
Demian Cabault
João Mortágua
Músico do Ano Revelação Nacional
Paulo Santo
Vasco Pimentel
Miguel Rodrigues
Acontecimento do Ano Nacional
A quantidade e qualidade dos CDs nacionais
O 20º aniversário da Clean Feed
Os 30 anos do Guimarães Jazz
Os 25 anos do Seixal Jazz
Comemoração dos 50 anos do 1º Cascais Jazz


Paulo Barbosa

Gosta de jazz porque sim.
Escreveu para a revista Jazz.pt (2006-2012) e para o jornal Público (2007-2011), teve o seu site - Jazz XXI (2019-2011) - e partilhou com outros camaradas do jazz o site Jazz 6/4 (2010-2012).
Foi, entre 2006 e 2012, diretor artístico e produtor do Jazz Fest Quinta Splendida, Xopana Jazz, Festival de Jazz do Garajau e Mudas Jazz Sessions.
É diretor artístico e produtor do Funchal Jazz Festival desde 2014.
Foi, até 2021, diretor do Curso Profissional de Instrumentista de Jazz, coordenador do Curso de Jazz e coordenador do Departamento de Jazz do Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira, onde leciona também as disciplinas de História do Jazz, História do Jazz Contemporâneo e Audição Comentada.

CD Internacional
Johnathan Blake Homeward Bound
Orrin Evans The Magic of Now
Jason Moran The Sound Will Tell You
Miguel Zenón / Luis Perdomo El Arte del Bolero
Benito González Sing to the World
James Brandon Lewis Code of Being
Vijay Iyer Uneasy
Kurt Elling SuperBlue
Samara Joy Samara Joy
Pasquale Grasso Pasquale Plays Duke
 
CD Internacional «e ainda»
Adam O'Farrill Visions of Your Other
Andrew Cyrille The News
Archie Shepp & Jason Moran Let My People Go
Arturo O'Farrill ...Dreaming in Lions...
Bill Charlap Street of Dreams
Charles Lloyd Tone Poem
Chris Potter Sunrise Reprise
Christian McBride Inside Straight - Live at the Village Vanguard 
Cowboys & Frenchmen Our Highway
Donald Edwards The Color of US Suite
Enrico Pieranunzi & Thomas Fonnesbaek The Real You
Frank Kimbrough Kimbrough
Fred Hersch Breath By Breath
James Brandon Lewis Jesup Wagon
Joe Lovano & Dave Douglas Other Worlds
Joe Lovano Garden of Expression
Jon Gordon Stranger Than Fiction
Michael Thomas Natural Habitat
Miguel Zenón Law Years: The Music of Ornette Coleman
Pasquale Grasso Solo Ballads
Pat Metheny Side-Eye NYC (V1:IV)
Skuli Sverrisson Strata
Steve Coleman Live at the Village Vanguard
Tobias Meinhart The Painter
Tom Rainey Untucked in Hannover
 
CD Internacional Reedição/ Histórico
Bill Evans Behind The Dikes: The 1969 Netherlands Recordings
Charles Mingus Mingus at Carnegie Hall
Lee Morgan The Complete Live at the Lighthouse
Bill Evans At Shelly Manne's Hole
Chet Baker Chet
 
CD Internacional Reedição/ Histórico«e ainda»
Art Bakey First Flight to Tokyo: The Lost 1961 Recordings
Chet Baker It Could Happen To You: Chet Baker Sings
Hal Galper Live at the Berlin Philharmonic, 1977
John Coltrane A Love Supreme: Live in Seattle
Kenny Wheeler Windmill Tilter: The Story Of Don Quixote
 
Músico do Ano Internacional
Immanuel Wilkins
Johnathan Blake
Orrin Evans
Jason Moran
Miguel Zenón
 
Músico do Ano Revelação Internacional
Samara Joy
Kweku Sumbry
Micah Thomas
Pasquale Grasso
Cowboys & Frenchmen
 
Acontecimento do Ano Internacional
Covid-19 - 2º ano!
 
CD Nacional
Pedro Moreira Sax Ensemble - Two Maybe More
Coreto - A Tribo
LUME - Las Californias
Bernardo Moreira - Entre Paredes
Alexandre Coelho - El Gòtic
CD Nacional «e ainda»
João Lencastre's Communion - Unlimited Dreams
Miguel Ângelo Dança dos Desastrados
Nelson Cascais Remembrance
Paulo Santo Águeda
Pinheiro / Inele / Cavalli Turn Out The Stars
Músico do Ano Nacional
Pedro Moreira
Coreto
LUME
Bernardo Moreira
Alexandre Coelho
Prémio Sideman do Ano Nacional
Demian Cabaud
Marcos Cavaleiro
Tomás Marques
Ricardo Tosacano
Mário Delgado
Músico do Ano Revelação Nacional
Diogo Alexandre
Tomás Marques
Bernardo Tinoco
Francisco Andrade
João Capinha
Acontecimento do Ano Nacional
Covid-19 - 2º ano!


Pedro Roxo

Pedro Roxo – Desenvolve actividade na área das Ciências Musicais – Etnomusicologia. Em 2000, começou a fazer investigação sobre o jazz em Portugal para a Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX (2010) e desde então tem publicado sobre essa temática (entre outras) em publicações académicas em Portugal e no estrangeiro. Estudou contrabaixo de cordas no Conservatório Nacional e no Hot Clube de Portugal, tendo também desenvolvido actividade em vários domínios musicais.

 

CD Internacional
Pharoah Sanders & The London Symphony Orchestra Promisses
Ingar Zach, Michele Rabbia Musique pour Deux Corps
Myele Manzanza Crisis & Opportunity Vol.1 
John Zorn John Zorn’s Bagatelles
Franco Ambrosetti Band Lost Within You
Marcos Resende & Index  Marcos Resende & Index. 
Andrew Cyrille Quartet The News. 
Theo Croker BLK2LIFE A Future Past
Wadada Leo Smith with Milford Graves and Bill Laswell Sacred Ceremonies
Pat Metheny Side Eye NYC V1. IV
 
CD Internacional «e ainda»
Christian McBride & Inside Straight Live at the Village Vanguard
Charles Lloyd & The Marvels Tone Poem
Terry Allen  Cosmosis
BadBadNotGood Talk Memory
Nils Petter Molvaer Stitches
Rev. Peyton’s Big Damn Band Dance Songs for Hard
Matty Stecks & Persiflage Night Cravings
Terence Blanchard featuring the E Collective and the Turtle Island Quartet Absence
Sons of Kemet Back to the Future
Dr. Lonnie Smith Breathe
Paolo Fresu Heroes Expanded
Ron Carter, Jack DeJohnette, Gonzalo Rubalcaba Skyline
 
CD Internacional Reedição/ Histórico
Bill Evans Everybody Still Digs Bill Evans – A career retrospective (1956-1980)
Lee Morgan  The Complete Live at the Lighthouse
Hasaan Ibn Ali “Metaphysics: The Lost Atlantic Album” 
Art Blakey & The Jazz Messengers First Flight to Tokyo: The Lost 1961 Recordings
Don Cherry  Organic Music Theatre: Festival de jazz de Chateauvallon 1972
 
CD Internacional Reedição/ Histórico«e ainda»
John Coltrane A Love Supreme Live in Seattle 
Don Cherry  Cherry Jam
Bill Evans: Behind the Dikes The 1969 Netherlands Recordings 
Bill Evans Trio 65
Alice Coltrane Kirtan
Ahmad Jamal & Gary Burton Live at Midem 1981
Rahsaan Roland Kirk The Case of the 3 Sided Deam in Audio Color
Pat Metheny Down in Texas (Live Houston '81)
Nina Simone Nina Simone and her Friends
 
CD Nacional
Sara Serpa & Emmanuel Iduma  - Intimate Strangers
Bernardo Moreira Sexteto  - Entre Paredes
L.U.M.E.  - Las Californias
Pedro Melo Alves Omniae Large Ensemble  - Lumina
André Matos  - Casa
CD Nacional «e ainda»
Rodrigo Pinheiro & Pedro Carneiro  - Kinetic Études
Pedro Moreira Sax Ensemble  - Two Maybe More
Nuno Costa  - Cenas de Uma Vida no Bosque
Abe Rabade Trio  - Sorte
João Lencastre’s Communion  - Unlimited dreams
Susana Santos Silva & Torbjörn Zetterberg  - Tomorrow
Carlos Zíngaro, Pedro Carneiro  - Elogio das Sombras
Luís Vicente Trio  - Chanting in the name of
Luís Figueiredo  - À Deriva
Pinheiro, Ineke, Cavalli  - Turn Out the Stars. The Music of Bill Evans 
Nelson Cascais  - Remembrance. The Poetry of Emily Brontë 
Coreto - A Tribo
João Mortágua; Luís Figueiredo  - Kintsugi
Alexandre Coelho Quartet  - Èl Gotic
Ricardo Pinheiro  - Dança do Pólen
Diogo Alexandre Bock Ensemble  - Pipe Tree
kizukuri & Susana Santos Silva  - Suicide Underground Orchid
Wiz  - Wiz
Miguel Rodrigues  - Empa
Vasco Pimentel Trio  - Walkabout


Valdemar Cruz

Valdemar Cruz é jornalista. Escreve(u) para várias publicações nacionais e estrangeiras. Nas últimas três décadas inegrou os quadros profissionais do semanário Expresso. Dedicou-se em particular aos temas culturais e ao jornalismo de investigação. Várias vezes premiado, é também autor de uma mão cheia de livros (ou um pouco mais). 
CD Nacional
Bernardo Moreira Sexteto  - Entre Paredes
Coreto - A Tribo
L.U.M.E.  - Las Californias
Marco Franco - Arcos
Pedro Moreira Sax Ensemble  - Two Maybe More